Terça-feira, 2 de Junho de 2009

Caro Sr.Presidente,

 

è com alguma surpresa que acabo de ver na minha caixa de correio um panfleto sobre as próximas eleições autárquicas, onde está dito ,pelo Sr.Presidente, que é a última vez que se candidata.

 

Por isso antes de chegarmos a Outubro, dê-me o prazer de convidar os seus dois Pés a uma caminhada pela marginal da foz. Sim, aqui mesmo, na cidade do Porto.

 

Comecemos então a nossa caminhada no Forte de S.João Baptista, vulgo Castelo da Foz, local de passagem obrigatória a quem visita esta freguesia. Excelente miradouro para contemplarmos o mar, ou o que conseguirmos, visto que o outro molhe que acabaram de construir é um verdadeiro atentado à paisagem, talvez os jovens rebeldes se lembrem de um novo desporto  e saltem de um molhe para o outro, em cordas ou outro tipo de utensilio que lhes facilite o salto radical.

 

No acesso ao molhe quero que repare no grande vaso que se encontra mesmo à entrada com uma árvore mirrada de tão sêca. Uma chamada de atenção aos jardineiros da autarquia. Malandros!

 

Já no molhe, peço-lhe que me explique para que são os paralelipipedos em betão que se encontram na areia. È arte?  são bancos para os velhinhos? Não encontro utilidade e muito menos beleza naqueles 6 ou 8 mamarrachos ali largados na areia. Tenha paciência Sr.Presidente!

 

Vamos sair do molhe, já chega de betão!

 

Percorramos agora algumas artérias , como a rua da Senhora da Luz. No inicio da rua uma obra que nunca mais acaba e que, ou muito me engano tornou-se um depósito de lixo. Pior é que não conseguimos andar pelo passeio, porque os "tapudos" para isolar a tal obra estão colocados, aliás, estão mal colocados, pronto! Ai que irritação!

Vamos voltar para trás, os passeios já são claustrofóbicos e o pessoal estaciona como calha e não vamos falar do piso acima e abaixo que dão cabo de qualquer sapatinho. Não, não, não Senhor Presidente, tem toda a razão, como dizem os beefs, é  "very tipical".

 

Vamos ao jardim do Passeio Alegre, ou o que antes foi um jardim. Está ao "deus dará", já não lembro de ver aquela fonte a esguichar água sei lá há quanto tempo! Dizem que havia peixinhos, agora um habitat de osgas a ver pela côr da água.

 

Não há mais nada para ver no jardim. Belas devem ser as copas das árvores, mas de cá de baixo, não podemos apreciá-las. Mas podemos sempre apreciar a rede verde e rôta que limita o  campo de mini-golf.

 

Senhor Presidente, deixe-me levá-lo a conhecer esta marginal através dos seus sentidos, conhece a Cantareira ?! não? venha então, mas tenha cuidado, não pouse mal o pé nalguma destas pedras que fazem de passeio, porque é um instante para uma entorce!

 

Ouça. Ouça o ondular da água, as gaivotas, os passarinhos....não ouve?! Pois não, só se ouve os motores dos carros, o trânsito aqui é infernal, mesmo em horas não consideradas de ponta.

 

Cheire. Cheire a maresia, as flores....não sente ?! Pois não, o cheiro fétido a urina está em todos os cantos desta marginal. Ao fim de semana isto é um urinol público!

 

Abstraia-se Presidente, ainda temos a paisagem para olhar. Ups ! não olhe á sua direita ! um penso higiénico ! e usado ! que nojo ! uiii não olhe à esquerda, está um monte de...sei lá...parece....CÓCÓ???!!  CUIDADO ! uma garrafa partida às duas e dez !  uma não, cinco ! latas ! sacas plásticas ! garrafas de óleo ! sapatos ! pedaços de roupa ! rolhas ! cordas ! LIXO ! LIXO !  E MAIS LIXO !

 

mas.....Presidente....já vai embora?! aiii Sr.Presidente, os seus dois pés não são suficientes para calcorrear este Porto ! Como?!...desculpe?!...a sua saúde o quê?!...olha, foi-se!

 

Uma das mais belas paisagens do seu Porto, esse Porto que o Sr.Presidente diz que coloca sempre em primeiro sem segundas intenções, está  abandonada, vandalizada e a morrer.

 

Vou cumprir o meu dever de cidadã, não voto em si.

 

 

 

 

 


sinto-me indignada

publicado por Ortlinde às 23:54 | link do post | comentar

5 comentários:
De Brunhild a 3 de Junho de 2009 às 09:54
AHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH

Maria Ort !!! Convidaste o Sr Presidente para vir correr connosco???! :D

Eu gosto do Sr Presidente... Claro!
Apesar de ele ter acabado com a Cultura na cidade do Porto. Mas percebo, a sua prioridade foi compor as "contas da cidade".
Estava na hora de alguém apostar na cidade em si.
Eu acho que o Porto podia ser Bilbau e apostar na Cultura.
Bilbau tem o Guggenheim . Nós temos a Casa da Música (com a ONP - melhor orquestra sinfónica nacional - e o Remix Ensemble ), temos Serralves, temos Miguel Bombarda... Querem criar a zona das livrarias e eu acho óptimo.
Mas o Sr presidente não tem sensibilidade para estas coisas. Ele é economista da FEP ! Só vê números!...
Já cantei para o Sr Presidente (não, não foi o Happy Birthday ) e ele dormitou o tempo todo... Não tem sensibilidade...

Também não voto nele. (Porque não voto no Porto...)


De Ortlinde a 3 de Junho de 2009 às 11:48
não dormitou...estava a fazer contas de cabeça!

não o convidei não, que isso não é para todos!


De Nuno Lx a 3 de Junho de 2009 às 18:17
Antes de mais e para n criar confusão de Nuno´s acrescentei o Lx para que saibam quem sou...

Sra. Municipe Ortlinde, ADOREI o seu texto, está um must e considero que o excelentissimo presidente Rui Rio ia adorar passear com a senhora mas eles não andam a pé pelas cidades ou, se andam, é de peito inchado como quem diz "olhem pra mim" (o "meu" Antonio Costa).

Fazemos assim, como andam descontentes com a Cultura do Porto troco o Museu Berardo com a Casa da Musica e Serralves, boa??

Beijos sapudos
Nuno of Lisboa

PS: Puxando a brasa à minha sardinha (olha q lindo em plenas festas da cidade) cara Ortlinde queira bisitar as minhas casotas Perdido no Éter e Indecências da Alma faz favor, a gerencia agradece :)


De Ortlinde a 4 de Junho de 2009 às 14:45
fizeste bem Nuno, assim não te arriscas a levar na cabeça por causa dos outros Nunos! Já visitei os blogs. Perdido no Éter promete! Indecências da Alma é doce.

Ah e não há trocas !!


De Nuno Lx a 4 de Junho de 2009 às 20:37
Ort muito obrigado pelas visitas e agora so falta mesmo comentares também :)



Comentar post

mais sobre mim
cavalgadas recentes

Álbum: raízes

hold on to your dream

O efeito Gabriela

Cindafuckin'rella, precis...

Sonata de Outono

Olá!

...

paradoxos, incongruências...

espreitar

não gosto

ás vezes

O supremo verbo da humani...

as coisas que eu ouço

e esse Natal, como foi ?

Albúm de fotografias

reencarnação deferida

retratos da vida a 2

Toc Toc ?

leva-me aos fados

in a dark place #1

comentários recentes
A perda não foi minha. Esta, pelo menos. Mas um di...
Vive-se segurando a dor na dor dos outros. Tentand...
ah pois é! :)
ahhhh... a bela juventude!!! :P
e tu achas que eu não penso nisso? tenho mais medo...
porque alguém - Walt Disney?! - nos disse que para...
a ver por algumas parideiras que por aí e por aqui...
sim, se assim não fosse a humanidade não existia. ...
Maria, obrigada por leres o nosso blog. Beijinhos
Qual é o supremo verbo da humanidade, parir?!...Se...
outras cavalgadas
cavalgadas arquivadas
subscrever feeds